O programa de Pós-Graduação em Administração da UFMG foi criado em dezembro de 1972, visando a produção científica contínua no domínio de conhecimento de Administração e a formação de recursos humanos para as diversas especialidades da área.

A implantação do Curso de Mestrado, na filosofia de curso Stricto Sensu, se deu em setembro de 1973 e veio acompanhada de recursos provenientes do Programa Nacional de Treinamento de Executivos - PNTE -, que permitiu um intenso intercâmbio com docentes e pesquisadores de outras instituições, inclusive do exterior.

Em setembro de 1989, o Curso de Mestrado foi credenciado com a área de Organização e Recursos Humanos. Na fase de consolidação do curso, a opção por essa área de concentração representou importante decisão estratégica. Ela permitiu a formação de uma massa crítica de docentes e de pesquisadores, garantindo um marco diferencial significativo para esse domínio de conhecimento.

Face às contínuas demandas recebidas pelo curso e à qualificação do corpo docente, a partir de 1989 foi implantada a área de concentração em Mercadologia e Administração Estratégica. A alta qualificação de seu corpo docente, alinhada ao apoio institucional da UFMG, permitiu o reconhecimento do curso e sua importância no cenário acadêmico e científico de Minas Gerais.

Sendo o primeiro curso Stricto Sensu da área de Administração no Estado de Minas Gerais, o Curso de Mestrado atende a demandas significativas, comprovadas pelo número de candidatos que se inscrevem nos processos de seleção. Sua constante busca de aprimoramento e crescimento no papel de formação de professores para as diversas Faculdades de Administração e de profissionais qualificados para as administrações pública e privada encontra valores legitimados e reconhecidos. Prova disso é que, desde 1987, o Curso vem recebendo conceito "A" do Sistema da Avaliação de Pós-Graduação no Brasil, feito pela CAPES ( modelo de avaliação anterior ). O programa figura entre os melhores do país, demonstrado pela alta qualificação de seus mestrandos que, hoje, ocupam lugares de destaque em atividades de pesquisa e em elevadas posições em grandes organizações. Muitos de nossos alunos continuam seus estudos concluindo programas de doutoramento e atuam em grandes centros acadêmicos.