Professores

  • Ana Lúcia Miranda Lopes
  • Marcelo Bronzo Ladeira
  • Marlusa de Sevilha Gosling
  • Noel Torres Júnior
  • Ricardo Silveira Martins

 

A Linha de Pesquisa em Gestão de Operações e Logística abriga estudos quantitativos e qualitativos que estejam orientados ao tema da gestão e da estratégia das operações.

De forma mais específica, as pesquisas da Linha GOL possuem foco na gestão estratégica de processos e de capabilidades em operações, com orientações as mais diversas, advindas da Qualidade, da Inovação de produtos e de processos, da Logística, da Gestão de capacidade, da Gestão de relacionamentos, dentre outras, que capacitam as operações das organizações a gerarem diferenciais competitivos. Nossas pesquisas possuem uma orientação prática para a abordagem de temas complexos, e priorizam o desenvolvimento e a aplicação de diferentes modelos e teorias, em perspectiva interdisciplinar. Esta abordagem busca valorizar contribuições potenciais oriundas não somente de outras áreas da gestão empresarial, como finanças e marketing, mas também de outras áreas do conhecimento, tais como a economia e a engenharia de produção.

A estrutura de pesquisas deste atual campo temático está organizada em torno do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas e Extensão em Logística – NIPE-LOG/UFMG e do Núcleo de Pesquisas em Eficiência, Sustentabilidade e Produtividade. O NIPE-LOG foi criado em 2006 com a missão de desenvolver atividades de pesquisa e de extensão no campo da gestão de operações e logística, a partir de iniciativas que promovam o conhecimento técnico-científico e prático de sistemas de empresas e de cadeias de suprimentos de bens e de serviços. Entre as áreas relevantes para a pesquisa e para os diagnósticos empresariais, o NIPE-LOG desenvolve estudos e análises sobre os seguintes temas no campo da gestão das operações e logística:

  • Planejamento e modelagem de sistemas logísticos
  • Performance de funções da logística integrada (compras, estoque, transporte, armazenagem, gerenciamento de pedidos, níveis de serviço) e mapeamento da performance logística de cadeias de suprimentos
  • Estudos de melhores práticas dos processos logísticos nos ciclos de suprimento, manufatura e distribuição física
  • Integração de processos-chave de negócios de marketing e logística nos contextos de empresas e cadeias de suprimentos
  • Gestão de ambientes colaborativos na supply chain management
  • Segmentação de fornecedores em processos de suprimento e de inovação
  • Modelos de maturidade para cadeias de suprimentos
  • Capacidades logísticas e orientação para a cadeia de suprimentos (SCO-Supply Chain Orientation)
  • Logística no varejo
  • Gestão da qualidade em serviços
  • Gestão de operações em serviços
  • A logística no contexto dos arranjos produtivos locais (APL´s)
  • Filosofia e técnicas da produção e do suprimento enxutos
  • Apoio ao desenvolvimento de projetos governamentais no âmbito da Administração Pública.

O Núcleo de Estudos em Eficiência, Sustentabilidade e Produtividade (NESP) foi criado em janeiro de 2013 com o objetivo de reunir acadêmicos e estudantes de diversos departamentos da UFMG, assim como de outras instituições de ensino, em torno do objetivo de desenvolver pesquisa, consultoria e treinamento em eficiência e análise de produtividade de empresas. Em linhas gerais, os grandes eixos temáticos de atuação do NESP envolvem estudos de eficiência e produtividade, sustentabilidade nas organizações, energia e eficiência energética e gestão estratégica de processos e projetos. Os pesquisadores deste núcleo estão envolvidos em todos os aspectos de análise de eficiência, sustentabilidade e produtividade no nível da firma, indústria, em ambos os setores, público e privado. Os métodos de mensuração usados incluem: números índice, Data Envelopment Analysis (DEA), fronteira estocástica e modelos econométricos de produção. Entre os objetivos específicos de atuação do NESP estão:

  • Estudar e desenvolver métodos para a mensuração de produtividade, eficiência e desempenho econômico;
  • Aplicar métodos para avaliar o desempenho de empresas, indústrias e setores no nível nacional e também internacional;
  • Conduzir pesquisa dirigida com o objetivo de explicar e interpretar padrões de produtividade de setores e economias;
  • Estabelecer laços com pesquisadores de outros países a fim de realizar pesquisas conjuntas e intercâmbio de alunos;
  • Estudar e desenvolver modelos de regulação econômica;
  • Estudar e desenvolver modelos e análises da sustentabilidade e ambiente dentro da empresa;
  • Fortalecer os laços com empresas privadas por meio de consultorias focadas no objetivo de trazer para a Universidade e para a sala de aula o conhecimento dos problemas reais por elas enfrentados;
  • Oferecer cursos de curta duração para pesquisadores, gestores e técnicos de vários setores da indústria e governo;
  • Proporcionar aos pesquisadores do núcleo um ambiente de discussão e construção de conhecimento e união em torno dos objetivos do mesmo.

Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo NIPE-LOG e pelo NESP têm sido divulgados em alguns dos eventos de grande projeção da comunidade científica internacional e brasileira, tais como o EUROMA-International Annual European Operatins Management Conference, IPSERA–International Purchasing and Supply Chain Education and Research Association, POMS-Production and Operations Management Society International Conference, International Data Envelopment Analysis Conference, INFORMS, European Operations Research Conference - EURO, SIMPOI-Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, ENANPAD-Encontro dos Programas de Pós-Graduação em Administração, ENEGEP-Encontro de Engenharia de Produção e Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional - SBPO.

Professores da Área GOL

  • Profa. Ana Lúcia Miranda Lopes
  • Prof. Marcelo Bronzo Ladeira
  • Prof. Marlusa Gosling
  • Prof. Noel Torres Júnior
  • Prof. Ricardo Silveira Martins

Campos Temáticos

Estudos de melhores práticas na produção de bens e serviços

Este campo temático contempla o estudo das melhores práticas de suprimento e produção aplicadas aos processos industriais e de serviços, abordando temáticas que envolvam aspectos característicos da produção enxuta e sustentável desenvolvidos e implementados no ambiente empresarial.

Gerenciamento e controle do desempenho em operações

Este campo temático contempla o gerenciamento de operações de empresas e de aglomerações empresariais nos aspectos relevantes da logística, como por exemplo, a gestão de fornecedores, a formação e gestão da rede logística e o canal de distribuição e da área de operações, como por exemplo, sistemas produtivos que visam melhor desempenho. Neste campo, desenvolvem-se estudos acerca dos sistemas produtivos, suas métricas e sistemas de mensuração de desempenho para o controle das operações produtivas e de processos logísticos e de cadeias de suprimentos. Especificamente, este campo temático contempla estudos que promovam o conhecimento acerca do relacionamento entre planejamento logístico, modelos de operações e design de sistemas de mensuração de performance e respectivas implementações.

Logística em projetos governamentais no âmbito da Administração Pública

Este campo temático contempla estudos acerca da dinâmica dos processos logísticos no contexto institucional e de ação das organizações públicas, incluindo o interesse em investigar fenômenos de transferência e apropriação de melhores práticas da iniciativa privada para a gestão de operações do ente público, tais como princípios de sustentabilidade, níveis de serviço, práticas de compras e gestão de operações.

Modelagem de sistemas logísticos

Este campo temático contempla o desenvolvimento de pesquisas que envolvam o desenvolvimento de modelos matemáticos de otimização, heurística e/ou simulação para análises de cenários e auxílio ao processo de planejamento e tomada de decisão do gestor, direcionados ao incremento de eficiência, sustentabilidade e produtividade organizacional.

Planejamento e gerenciamento de cadeias de suprimentos

Este campo temático contempla o estudo das cadeias de suprimentos, destacando-se os aspectos de coordenação e gerenciamento integrado das atividades e subsistemas da logística. Está orientado para o estudo de iniciativas tecnológicas e de gestão que maximizem a coordenação dos fluxos de materiais e de informação nos contextos das redes logísticas, dentre eles os pilares da colaboração, da cooperação e dos relacionamentos.

Eficiência e Análise de Produtividade

Este campo temático contempla: acessar e desenvolver métodos para mensuração de eficiência, produtividade e performance econômica; aplicar estes métodos na avaliação da performance de firmas, indústrias e setores a nível nacional e internacional; conduzir pesquisas que expliquem e interpretem padrões de produtividade e crescimento econômico entre nações; conduzir avaliações ex post e ex ante dos efeitos de reformas em empresas reguladas, com ênfase em eficiência e produtividade.

Relacionamento, Valor, Comunicação e Gestão de Serviços Turísticos

Esse campo temático contempla o estudo sobre a gestão de relacionamento de diversos atores do processo produtivo entre si, a partir de processos de colaboração, cooperação, coopetição das firmas (B2B) e da relação entre firmas e mercado consumidor. Abrange também estudos de cocriação de valor em relacionamentos, o estudo da comunicação integrada como abordagem para criar e fortalecer relacionamentos, da confiança, da lealdade e satisfação de atores. Na gestão de serviços turísticos, estuda-se o trade turístico, sob o enfoque relacional e experiencial dos atores, como firmas e consumidores do turismo, a gestão da hospitalidade e estratégias de produtividade em serviços.