Professores

  • Allan Claudius Queiroz Barbosa
  • Antônio Del Maestro Filho
  • Deise Luiza da Silva Ferraz
  • Kely César Martins de Paiva
  • Victor Natanael Schwetter Silveira

Campos Temáticos

Comportamento Organizacional

Neste campo temático, os professores desenvolvem pesquisas relacionadas a temas intitulados “clássicos” (como: motivação; processo decisório; liderança; comunicação; conflito; mudança; cultura), “tradicionais” (como: qualidade de vida; estresse ocupacional; comprometimento organizacional) e “emergentes” (como: burnout; vínculos organizacionais, entrincheiramento e consentimento; atitudes retaliatórias; justiça organizacional; valores pessoais, organizacionais, do trabalho e profissionais; prazer e sofrimento no trabalho, dentre outros). Além disso, questões que relacionam os referidos temas à diversidade também têm sido alvo de interesse nesse campo temático.

Gestão de Recursos Humanos

Neste campo temático são discutidos elementos tradicionais e contemporâneos ligados à gestão de recursos humanos, tanto na dimensão instrumental (subsistemas clássicos de recursos humanos) quanto na estratégica e social (perspectiva contemporânea), observando a contínua e necessária integração com outras áreas do conhecimento, como também problematizando-os enquanto um saber ideológico. Discute-se, de forma aplicada, mudanças e seus impactos orgânicos e instrumentais no sistema produtivo e as consequentes transformações na esfera organizacional, em seus diversos níveis (individuais, grupais e organizacionais).

Trabalho e Relações de Trabalho

Neste campo temático, os pesquisadores desenvolvem estudos interdisciplinares que centram-se nas relações estabelecidas em função do trabalho independente do tipo de organização ou do seu nível de formalização, contemplando assim as instâncias individuais, grupais e coletivas em um processo de reciprocidade dialética concretizado sob o sociometabolismo do capital. Nesse sentido, são consideradas as relações do sujeito-trabalhador com as mudanças observadas na sociedade em suas diferentes esferas, tais como: econômica, política, social, cultural e ideológica. Disso desdobram-se pesquisas que focam os seguintes temas: subjetividades e consciência de classe, adoecimento físico-psíquico do trabalhador, mecanismos de resistência, de defesa e de enfrentamento, autonomia e participação no processo de trabalho, lutas sociais, arranjos organizativos dos trabalhadores para atender as demandas necessárias das categorias profissionais e da classe trabalhadora, processos e instrumentos de mediação de conflitos e de atuações de interesse coletivo (patronais, sindicais, associativas etc.), políticas públicas macro-sociais, legislação trabalhista, mercado de trabalho, relações de poder e os conflitos de classe. Além disso, destaca-se que também têm sido alvo de interesse nesse campo temático questões relacionadas às diversas formas de opressão (como gênero, raça, homoafetividade, dentre outras).

Saúde e Recursos Humanos

Este campo temático aborda questões associadas à gestão de Recursos Humanos nas esferas pública e privada da saúde, seja de forma stricta, seja através de dimensões sistêmicas que fazem interface com esta temática, tais como saúde coletiva, estudos de natureza epidemiológica, ligados à economia da saúde e suas variantes e ao trabalho e educação na saúde. Os estudos concluídos e em curso constituem fonte de evidências com vocação à formulação e uso de metodologias para análise da implementação de políticas de saúde em seus aspectos relacionados com recursos humanos no campo da gestão, formação e regulação das profissões e ocupações de saúde, desenvolvimento das estratégias e metodologias de formação e capacitação de recursos humanos de saúde, desenvolvimento de mecanismos de gerência da força de trabalho, especialmente nos aspectos relativos à contratação, desempenho, resultados, remuneração e incentivo às ações das esferas de governo e dos entes governamentais para elaboração de políticas de gestão e regulação do trabalho e da educação na saúde.

Para acessar informações sobre os Núcleos de Pesquisas ligados aos campos temáticos acima relacionados, clique nos links abaixo:

NECOP - Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Pessoas e Organizações

NIG-ONE - Núcleo Interdisciplinar sobre a Gestão em Organizações (não) Empresariais

NEC-GRPT - Núcleo de Estudos Críticos sobre Gestão Pessoas e Relações Trabalho

OBSERVATÓRIO - Observatório de Recursos Humanos em Saúde